Resumo
Este trabalho é um estudo exploratório que se integra numa investigação de doutoramento em Ciências da Educação e pretende conhecer a perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, no que se refere às práticas docentes, estratégias de ensino e de aprendizagem, relação pedagógica e atividades que cruzam a tradicional fronteira da sala de aula. A escola onde decorreu esta investigação aderiu ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular do ensino básico, em regime experimental, no ano escolar 2017/2018, possibilitada pelo Despacho n.º 5908/2017. Assim, deseja-se ainda perceber se existem diferenças nas respostas dos alunos de 7.º ano, que fizeram parte do grupo pioneiro que implementou o projeto de autonomia e flexibilização curricular e os seus colegas de 8.º e 9.º ano, que não o fizeram. O estudo foi realizado numa escola em ambiente urbano, utilizando-se um inquérito por questionário aplicado a um total de 112 alunos. Como principais conclusões verifica-se que, relativamente aos seus colegas de 8.º e 9.º anos, os alunos de 7.º ano percecionam-se como mais autónomos nas aulas, valorizam mais as atividades realizadas fora da sala de aula, referem que os seus professores utilizam métodos mais ativos e consideram menos relevante a memorização e a reprodução de conteúdos como estratégia de aprendizagem.
Idioma original | Portuguese |
---|---|
Título da publicação do anfitrião | Atas do XIV Congresso SPCE |
Subtítulo da publicação do anfitrião | Ciências, Culturas e Cidadanias |
Editores | Ana Maria Seixas, António Gomes Ferreira, Isabel Menezes, Almerindo Janela Afonso, Armanda Matos, Maria Figueiredo, Cristina C. Vieira, Isabel Moio |
Local da publicação | Coimbra |
Editora | Universidade de Coimbra |
Páginas | 440-449 |
Número de páginas | 10 |
ISBN (impresso) | 9789899977556 |
Estado da publicação | Publicado - dez. 2019 |
Evento | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra, Coimbra Duração: 11 out. 2018 → 13 out. 2018 |
Conferência
Conferência | XIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação |
---|---|
Título abreviado | XIV Congresso SPCE |
País/Território | Portugal |
Cidade | Coimbra |
Período | 11/10/18 → 13/10/18 |
Keywords
- Ensino
- Estratégias
- Desenvolvimento curricular
- Aprendizagens