Programa "Autonomia e Flexibilidade Curricular" e impacto nos modos de ensinar e aprender: perceções dos alunos

Isabel Lage, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

Este trabalho é um estudo exploratório que se integra numa investigação de doutoramento em Ciências da Educação e pretende conhecer a perceção dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico, no que se refere às práticas docentes, estratégias de ensino e de aprendizagem, relação pedagógica e atividades que cruzam a tradicional fronteira da sala de aula. A escola onde decorreu esta investigação aderiu ao projeto de autonomia e flexibilidade curricular do ensino básico, em regime experimental, no ano escolar 2017/2018, possibilitada pelo Despacho n.º 5908/2017. Assim, deseja-se ainda perceber se existem diferenças nas respostas dos alunos de 7.º ano, que fizeram parte do grupo pioneiro que implementou o projeto de autonomia e flexibilização curricular e os seus colegas de 8.º e 9.º ano, que não o fizeram. O estudo foi realizado numa escola em ambiente urbano, utilizando-se um inquérito por questionário aplicado a um total de 112 alunos. Como principais conclusões verifica-se que, relativamente aos seus colegas de 8.º e 9.º anos, os alunos de 7.º ano percecionam-se como mais autónomos nas aulas, valorizam mais as atividades realizadas fora da sala de aula, referem que os seus professores utilizam métodos mais ativos e consideram menos relevante a memorização e a reprodução de conteúdos como estratégia de aprendizagem.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoAtas do XIV Congresso SPCE
Subtítulo da publicação do anfitriãoCiências, Culturas e Cidadanias
EditoresAna Maria Seixas, António Gomes Ferreira, Isabel Menezes, Almerindo Janela Afonso, Armanda Matos, Maria Figueiredo, Cristina C. Vieira, Isabel Moio
Local da publicaçãoCoimbra
EditoraUniversidade de Coimbra
Páginas440-449
Número de páginas10
ISBN (impresso)9789899977556
Estado da publicaçãoPublicado - dez. 2019
EventoXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - Universidade de Coimbra, Coimbra
Duração: 11 out. 201813 out. 2018

Conferência

ConferênciaXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Título abreviadoXIV Congresso SPCE
País/TerritórioPortugal
CidadeCoimbra
Período11/10/1813/10/18

Keywords

  • Ensino
  • Estratégias
  • Desenvolvimento curricular
  • Aprendizagens

Citação