Resumo
A problemática deste texto incide sobre a percepção de dois grupos de alunos com desempenhos acadêmicos diferenciados quanto aos fatores que desempenham mais influência na consecução das suas aprendizagens. Pretende-se conhecer o que é que os dois grupos mais valorizam e se há diferenças nessa percepção de impacto. Através de um inquérito por questionário aberto a 39 alunos de dezesseis escolas/agrupamentos da rede Fénix (programa Mais Sucesso Escolar), estratificados em dois grupos (alunos com bons resultados escolares e alunos com fraco aproveitamento), conhecemos as suas representações sobre os fatores que mais os fazem aprender. Para ler essa produção, usou-se a categorização das boas escolas apresentada por MacBeath (1999), concluindo-se que as variáveis apoio às suas aprendizagens, relações existentes quer entre alunos quer entre estes e os docentes, a organização e comunicação e o valor que reconhecem na educação são as mais referidas, o que está em linha com a generalidade do conhecimento disponível. Concluiu-se ainda que as variáveis de natureza mais organizacional e não diretamente observáveis pelos alunos tendem a não ser referenciadas, sobretudo no caso dos alunos com desempenhos escolares mais baixos. Por fim, anotam-se alguns riscos implícitos de um projeto que faz da diferenciação uma mais-valia educativa, mas que pode fazer emergir a crescente desigualdade entre alunos.
Título traduzido da contribuição | Project Fénix: what do students think about the factors that promote their learning? |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 115-130 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Educacao e Pesquisa |
Volume | 42 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 jan 2016 |
Keywords
- Aprendizagem
- Sucesso
- Organização
- Fénix
- Ensino