26 Transferências (Pure)

Resumo

Neste texto apresenta-se um projeto de interação colaborativa entre pares (Projeto COPA – Colaborar para Aprender), centrando-se na forma como este foi desenvolvido pelos docentes de um colégio privado do distrito do Porto. O projeto implica a observação de aulas numa lógica horizontal, centrada na promoção do desenvolvimento profissional e da melhoria das práticas educativas. Da experiência narrada é possível concluir-se que a implementação de dinâmicas de observação de aulas enfrenta ainda resistências várias por parte dos professores. No entanto, a proposta de uma adesão voluntária e livre a um projeto desta natureza, dando aos professores a primazia da escolha dos pares com os quais pretendem cooperar e atribuindo-lhes a responsabilidade pela escolha do(s) objeto(s) a observar e dos instrumentos para o fazer, apresenta-se como uma forma possível de quebrar essas resistências, dotando estas práticas de sentido para os professores e fazendo delas uma oportunidade efetiva de desenvolvimento
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoSer autor,ser diferente, ser TEIP
EditoraUniversidade Católica Editora - Porto
Páginas24-34
Número de páginas11
ISBN (impresso)9789898366993
Estado da publicaçãoPublicado - 2015

Keywords

  • Interação colaborativa
  • Observação de aulas
  • Desenvolvimento profissional

Citação