TY - CONF
T1 - Projeto piloto de desmaterialização de manuais escolares e de outros recursos educativos digitais
AU - Lagarto, José Reis
AU - Marques, Herminia
AU - Viana, Joana
AU - Brito, Rita
AU - Fradão, Sandra
PY - 2022/6/1
Y1 - 2022/6/1
N2 - A investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso – casos múltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de análise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteúdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizações educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionário. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores Técnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.º, 5.º, 6.º, 7.º, 9.º e 10.º anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiência de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas características dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O único aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se à qualidade de acesso à Internet nos espaços escolares. Nos vários contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemático ao nível da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem específicos de cada contexto curricular.
AB - A investigação que se levou a cabo no conjunto de oito Agrupamentos de Escolas e uma Escola não agrupada envolvidos no Projeto-Piloto Manuais Digitais (PPMD) teve como objetivo fazer a monitorização e avaliação do impacto da capacitação de docentes na integração do digital nas dinâmicas de ensino e aprendizagem. Para tal, foi utilizada uma tipologia de estudo de caso – casos múltiplos. Para a elaboração do protocolo de observação concebeu-se um modelo de análise que organiza a investigação em torno de quatro categorias - pedagogia, conteúdos, tecnologias e contextos, seguindo o modelo de adoção da tecnologia nas organizações educativas, designado por TPACK. Como instrumentos de recolha de dados foi utilizada a entrevista e o questionário. Participaram no estudo Diretores de Agrupamento, Coordenadores Técnico-Pedagógicos do projeto, Diretores dos CFAE, Docentes, Formadores de docentes, Alunos (3.º, 5.º, 6.º, 7.º, 9.º e 10.º anos) e os seus Encarregados de Educação. Como principais resultados pudemos observar que a grande maioria dos docentes tinha experiência de alguns anos de ensino e todos frequentavam a formação disponibilizada pela DGE. Constatou-se uma grande diversidade nas características dos equipamentos (tablets e computadores), variando de agrupamento para agrupamento. O único aspeto que obteve uma apreciação menos positiva refere-se à qualidade de acesso à Internet nos espaços escolares. Nos vários contextos (AE/E), promoveu-se, quer na formação providenciada pela DGE, quer nas iniciativas locais para dinamização do projeto, um trabalho sistemático ao nível da utilização pedagógica dos equipamentos, manuais e outros recursos educativos digitais, tendo em vista os objetivos de aprendizagem específicos de cada contexto curricular.
KW - Digital technologies
KW - Digital school books
KW - Education
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KW - Tecnologias digitais
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KW - Manuais digitais
M3 - Abstract
Y2 - 1 June 2022 through 1 June 2022
ER -