Resumo
Apresenta-se um estudo de investigação-ação com técnicos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa-Portugal, que desenvolvem a sua atividade no âmbito da construção de projetos de vida com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Descrevem-se as três etapas do estudo: 1. identificação de necessidades, expectativas e problemas dos formandos no exercício das suas funções, 2. desenvolvimento e implementação de uma ação formativa fundamentada, e 3. avaliação de fatores de (in)satisfação associados à sua implementação. Os resultados prévios indicam necessidades de atualização de conhecimentos, e os resultados finais indicam elevada satisfação com a formação recebida. Este estudo traz importantes contributos para o desenvolvimento de diretivas para formação destes técnicos face à especificidade dos destinatários da sua intervenção social e educativa.
Título traduzido da contribuição | Life projects in situations of social vulnerability: training for technicians |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 163-174 |
Número de páginas | 12 |
Revista | Revista Brasileira de Orientação Profissional |
Volume | 17 |
Número de emissão | 2 |
Estado da publicação | Publicado - 1 jul. 2016 |
Keywords
- Projeto de vida
- Vulnerabilidade
- Competência
- Programas educacionais