Projetos educativos: da exigência legal às dinâmicas construção/implementação e avaliação nas organizações escolares de Luanda: estudo de caso

Luís Paulo Ernesto, José Matias Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

18 Transferências (Pure)

A investigação elege como objeto de estudo os Projetos educativos das organizações escolares de Luanda, procurando analisar as dinâmicas de elaboração, implementação e avaliação dos mesmos em um contexto educativo específico. Ora, tendo em consideração às exigências legais e às especificidades das organizações escolares em geral e particularmente as angolanas, visto que estas são desafiadas através de seus projetos educativos a mudarem os seus contextos e, por conseguinte, melhorarem as práticas educativas - o estudo visa responder às questões seguintes: Que dinâmicas os agentes da educação de Luanda usam para a construção, implementação, monitorização dos PEE? Em que medida, os PEE constituem, para os gestores e professores, uma mais-valia para as organizações escolares de Luanda. Qual é o grau de participação dos professores de Luanda na construção e implementação dos PEE? Quais os seus efeitos nas práticas educativas? O estudo está a ser desenvolvido à luz da abordagem qualitativa, e as estratégias de investigação passam por uma revisão narrativa da literatura, estudo de caso múltiplo. Os instrumentos de pesquisa são as entrevistas aos membros de direção de escola, questionários dirigidos aos professores e a análise documental. Os resultados espetáveis procuram descobrir, se: O PEE orienta e regula a ação dos órgãos da escola? O PEE orienta e regula as práticas docentes e discentes? O PEE é um processo de melhoria das práticas educativas ou um ritual tendencialmente inútil? E porquê?
Páginas74-75
Número de páginas2
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2023
EventoV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto