Projetos educativos: da exigência legal às dinâmicas construção/implementação e avaliação nas organizações escolares de Luanda – estudo de caso

Luís Paulo Ernesto*, José Matias Alves

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

33 Transferências (Pure)

Investigação elege como objeto de estudo os Projetos educativos das organizações escolares de Luanda, procurando analisar as dinâmicas de elaboração, implementação e avaliação, em três contextos educativos específicos (Angola). Os objetivos centrais do estudo consistem em saber se as escolas têm efetivamente os projetos educativos, qual a sua gramática e efeitos nas práticas educativas. Para o efeito, o estudo será desenvolvido à luz da abordagem qualitativa, e as estratégias de investigação passam por uma revisão narrativa da literatura, estudo de caso múltiplo. Os instrumentos de pesquisa serão as entrevistas aos membros de direção de escola, questionários dirigidos aos professores, análise documental e grupo de discussão focalizada. Os resultados espetáveis procuram descobrir, se: PEE orienta e regula a ação dos órgãos da escola? PEE orienta e regula as práticas docentes e discentes? PEE é um processo de melhoria das práticas educativas ou um ritual tendencialmente inútil? E porquê?
Título da publicação do anfitriãoAtas V Seminário Internacional
Subtítulo da publicação do anfitriãoEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
EditoresIlídia Cabral, Diana Mesquita
Local da publicaçãoPorto