Resumo
Este trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do desenvolvimento, no presente ano letivo, de dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. O trabalho consiste na realização de um estudo tipo caso, numa escola que se situa num lugar onde a economia agropecuária é preponderante e a paisagem e habitat permanecem essencialmente organizados em função dela. Consequentemente, em muitos alunos, coexistem traços de urbanidade e traços de ruralidade e de uma certa interioridade. Muitos alunos revelam carências sociais, económicas e afetivas, os seus pais/ encarregados de educação apresentam um baixo nível de escolaridade e o interesse pelas atividades escolares dos seus educandos vai decrescendo à medida que o nível de ensino vai progredindo. A escola implementa um conjunto alargado de medidas de promoção de sucesso escolar, contudo não se tem obtido o sucesso desejado. Que medidas são essas? Como são aplicadas? O presente estudo procura respostas para as questões levantadas, focando-se na forma como a escola se organiza para o sucesso, como implementa as medidas delineadas e quais os impactos que as mesmas têm tido na melhoria dos resultados dos alunos
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | Atas do I Seminário Internacional |
Subtítulo da publicação do anfitrião | Educação, Território e Desenvolvimento Humano |
Local da publicação | Porto |
Editora | Universidade Católica Portuguesa |
Páginas | 370-374 |
Número de páginas | 5 |
Volume | 2 |
ISBN (impresso) | 9789899948600 |
Estado da publicação | Publicado - 2015 |
Evento | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto Duração: 23 jun. 2015 → 24 jun. 2015 |
Conferência
Conferência | I Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano |
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País/Território | Portugal |
Cidade | Porto |
Período | 23/06/15 → 24/06/15 |
Keywords
- Sucesso escolar
- Gramática escolar
- Melhoria organizacional