Promoção do sucesso escolar: um estudo de caso multifocal

Sónia Lopes, Ilídia Cabral

Resultado de pesquisa

Resumo

Este trabalho de investigação enquadra-se no âmbito do desenvolvimento, no presente ano letivo, de dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. O trabalho consiste na realização de um estudo tipo caso, numa escola que se situa num lugar onde a economia agropecuária é preponderante e a paisagem e habitat permanecem essencialmente organizados em função dela. Consequentemente, em muitos alunos, coexistem traços de urbanidade e traços de ruralidade e de uma certa interioridade. Muitos alunos revelam carências sociais, económicas e afetivas, os seus pais/ encarregados de educação apresentam um baixo nível de escolaridade e o interesse pelas atividades escolares dos seus educandos vai decrescendo à medida que o nível de ensino vai progredindo. A escola implementa um conjunto alargado de medidas de promoção de sucesso escolar, contudo não se tem obtido o sucesso desejado. Que medidas são essas? Como são aplicadas? O presente estudo procura respostas para as questões levantadas, focando-se na forma como a escola se organiza para o sucesso, como implementa as medidas delineadas e quais os impactos que as mesmas têm tido na melhoria dos resultados dos alunos
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoAtas do I Seminário Internacional
Subtítulo da publicação do anfitriãoEducação, Território e Desenvolvimento Humano
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
Páginas370-374
Número de páginas5
Volume2
ISBN (impresso)9789899948600
Estado da publicaçãoPublished - 2015
EventoI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Universidade Católica Portuguesa, Porto
Duração: 23 jun 201524 jun 2015

Conferência

ConferênciaI Seminário Internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período23/06/1524/06/15

Keywords

  • Sucesso escolar
  • Gramática escolar
  • Melhoria organizacional

Citação