Promover a esperança perante um diagnóstico de cardiopatia congénita: reflexão sobre as vivências dos pais

Matilde Silva Carvalho, Telma Duarte, Zaida Charepe

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: O Processo vivencial dos pais de crianças com cardiopatia congénita é marcado por inúmeros períodos críticos, descritos pelos pais como uma montanha russa emocional, centrada na incerteza entre a possibilidade da morte e sobrevivência da criança. Objetivo: refletir sobre as vivências dos pais de crianças com cardiopatia congénita complexa, relacionadas com a promoção da sua esperança numa unidade de cuidados intensivos. Métodos: utilizando o referencial do Ciclo Reflexivo de Gibbs, foi explorado um episódio da prática. Resultados: As vivências parentais são revestidas de sentimentos de medo, desespero e sofrimento, numa permanente incerteza em relação ao futuro. A esperança apresenta um papel central nas vivências diárias dos pais, e o desenvolvimento de intervenções promotoras de esperança realista é essencial, salientando-se a vivência da parentalidade, o apoio familiar e social, a fé, a celebração das conquistas das crianças e das competências parentais. Conclusões: Refletindo sobre a prática, explorámos as vivências parentais e o efeito positivo da promoção de uma esperança realista. Reconhecendo o efeito terapêutico da esperança no processo assistencial, os enfermeiros podem ajustar o plano de cuidados com a inclusão de intervenções que a promovam.
Título traduzido da contribuiçãoPromoting hope in the face of a diagnosis of congenital heart disease: reflection on parents’ experiences
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)51-57
Número de páginas7
RevistaCadernos de Saúde
Volume14
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 3 jan 2022

Keywords

  • Esperança
  • Pais
  • Cardiopatias congénitas
  • Enfermagem
  • Enfermagem pediátrica

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Promover a esperança perante um diagnóstico de cardiopatia congénita: reflexão sobre as vivências dos pais“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação