Pseudónimos ou nomes reais? Breve análise linguística de utilizadores espanhóis nos media socias e comparação com Nicknames de utilizadores alemães e portugueses

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Tendo como base a grelha de análise do projeto de investigação Nicknamen international (coordenado por Peter Schlobinski e Torsten Siever), que será descrito no nosso artigo, serão expostos e comentados os resultados obtidos na classificação dos tipos de nomes em nicknames espanhóis. Por motivos de espaço, os resultados de outras categorias linguísticas analisadas serão comentados apenas nas conclusões. Na classificação do nome, examinar-se-á se o nickname é um nome real (primeiro nome e/ou apelido(s)) ou um pseudónimo (analisável ou não). Os resultados serão comparados com outros obtidos de análises de nicknames de outras línguas, nomeadamente do alemão e do português.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoAtas do XI congresso da SOPCOM
Subtítulo da publicação do anfitriãocomunicação, turismo e cultura
EditoresSamuel Mateus, Joaquim Pinheiro, Mario Franco Barros
EditoraAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Capítulo3
Páginas126-143
Número de páginas17
ISBN (eletrónico)9789899984080
Estado da publicaçãoPublicado - mar. 2021
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Nicknames
  • Linguagem nos novos media
  • Linguística contrastiva
  • Linguística aplicada
  • Comunicação nas redes sociais

Citação