Características psicométricas do questionário de envolvimento entre pais e professores

Título traduzido da contribuição: Psychometric Properties of the Parent-Teacher Involvement Questionnaire

Paulo Moreira, Paulo C. Dias, Paulo Petracchi, Filipa Machado Vaz

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

O envolvimento dos pais com a educação e com a escola é um dos maiores preditores do rendimento académico dos seus filhos. O objectivo deste estudo foi adaptar e validar para a população portuguesa o Parent-Teacher Involvement Inventory – Parent version (Miller-Johnson & Maumary-Gremaud, 1995). O Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores – versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento de auto-relato, que avalia quatro dimensões da relação entre os pais: 1) Quantidade e tipo de contactos; 2) Interesse e sensação subjectiva de conforto dos pais em falar com os professores; 3) Satisfação parental com a escola do filho e 4) Grau de envolvimento parental na educação do filho. O QEPP-Pais é um questionário composto por 26 itens, com respostas num formato de escala de Likert de cinco valores. Participaram neste estudo 324 pais de alunos portugueses do ensino secundário. Os resultados revelam que a versão portuguesa do instrumento apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original. Apesar de ligeiramente abaixo dos das sub-escalas da versão original, os valores do alpha de Cronbach encontrados na versão portuguesa são aceitáveis. Estes resultados sugerem que o Questionário de Envolvimento entre Pais e Professores - Versão Pais (QEPP-Pais) é um instrumento com características adequadas para o uso na população portuguesa.
Título traduzido da contribuiçãoPsychometric Properties of the Parent-Teacher Involvement Questionnaire
Páginas (de-até)123-135
RevistaPsicologia da Criança e do Adolescente
Volume3
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 2012
Publicado externamenteSim

• Validação
  • Envolvimento dos pais com a escola
  • Envolvimento parental
  • Relação professor-pais
  • Características psicométricas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Psychometric Properties of the Parent-Teacher Involvement Questionnaire“. Em conjunto formam uma impressão digital única.