Resumo
O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA-s; Duarte, 2002) em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo 833 estudantes do ensino secundário. O IPA-s é uma escala composta por 48 itens, sendo as respostas fornecidas com base numa escala de Likert de cinco valores. Os itens do questionário distribuem-se por oito escalas, quatro de avaliação da motivação (Motivação Intrínseca, Motivação Instrumental, Motivação de Realização Tipo 1: Classificações, Motivação de Realização Tipo 2: Competição) e quatro escalas de avaliação das estratégias de aprendizagem (Estratégia de Superfície, Estratégia de Profundidade, Estratégia de Organização 1 e Estratégia de Organização 2). Os resultados revelam que o instrumento para alunos do ensino secundário apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original, com a excepção das escalas Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2 que saturam no mesmo factor. O instrumento apresenta também níveis de consistência interna adequados. Futuros estudos deverão clarificar as diferenças encontradas neste estudo ao nível dos factores de Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2.
Título traduzido da contribuição | Psychometric proprieties of the inventario de processos de aprendizagem/learning processess inventory in secondary school students |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 67-79 |
Revista | Psicologia da Criança e do Adolescente |
Volume | 3 |
Número de emissão | 1 |
Estado da publicação | Publicado - 2012 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Abordagem à aprendizagem
- Aprendizagem
- Motivação
- Estratégias de aprendizagem
- Inventário de processos de aprendizagem