Paulo Moreira, Paulo C. Dias, Paulo Petracchi, Filipa Machado Vaz, António Duarte

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

O objectivo deste estudo foi avaliar as características psicométricas do Inventário de Processos de Aprendizagem (IPA-s; Duarte, 2002) em alunos do ensino secundário. Participaram neste estudo 833 estudantes do ensino secundário. O IPA-s é uma escala composta por 48 itens, sendo as respostas fornecidas com base numa escala de Likert de cinco valores. Os itens do questionário distribuem-se por oito escalas, quatro de avaliação da motivação (Motivação Intrínseca, Motivação Instrumental, Motivação de Realização Tipo 1: Classificações, Motivação de Realização Tipo 2: Competição) e quatro escalas de avaliação das estratégias de aprendizagem (Estratégia de Superfície, Estratégia de Profundidade, Estratégia de Organização 1 e Estratégia de Organização 2). Os resultados revelam que o instrumento para alunos do ensino secundário apresenta uma estrutura factorial semelhante ao instrumento original, com a excepção das escalas Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2 que saturam no mesmo factor. O instrumento apresenta também níveis de consistência interna adequados. Futuros estudos deverão clarificar as diferenças encontradas neste estudo ao nível dos factores de Motivação Instrumental e Estratégias de Organização 2.
Título traduzido da contribuiçãoPsychometric proprieties of the inventario de processos de aprendizagem/learning processess inventory in secondary school students
Páginas (de-até)67-79
RevistaPsicologia da Criança e do Adolescente
Volume3
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 2012
Publicado externamenteSim

• Abordagem à aprendizagem
  • Aprendizagem
  • Motivação
  • Estratégias de aprendizagem
  • Inventário de processos de aprendizagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Características psicométricas do Inventário de processos de aprendizagem em estudantes do ensino secundário“. Em conjunto formam uma impressão digital única.