21 Transferências (Pure)

A inclusão tem sido um tema recorrente, não somente na educação, mas em todas as esferas da sociedade, em que o mundo busca se reajustar numa compreensão de que esses sujeitos não devem ser incluídos somente no ambiente escolar. Para colocar em prática a Educação Inclusiva, cumprindo todos os seus objetivos, as escolas não podem estar funcionando sob um sistema tradicional, pois dessa forma as ideias não seriam harmônicas. A história da educação é marcada pela exclusão das pessoas com necessidades especiais educacionais devido a sua estrutura ser baseada no conceito de normalidade, tornando o sistema educacional desigual e excludente. Apesar de a legislação e as diretrizes das políticas públicas assegurarem o direito dos alunos com necessidades especiais à educação, existem outros fatores que concorrem para a não realização de uma educação inclusiva plena. Trata-se dos agentes da educação e da própria sociedade não estarem preparados para se adequarem ao modelo de educação inclusiva, em que é preciso se desprender das suas práticas anteriores para seguir as novas orientações que determinam trabalhar com a diversidade e a diferença. São inúmeros os desafios enfrentados pelos professores que pretendem uma prática inclusiva. No entanto, eles devem estar munidos de conhecimento e contribuir com a eliminação do preconceito existente quanto aos alunos especiais. Para isso, é preciso desconstruir a forma como a sociedade concebe os alunos especiais, rotulando-os de anormais por não terem atingido o que a sociedade determinou como normalidade.
Título traduzido da contribuiçãoPublic policies and inclusion as a pedagogical practice in Brazil
Páginas (de-até)34-53
Número de páginas20
RevistaRevista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade
Volume2
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 mar. 2019

• Inclusão
  • Políticas públicas
  • Escola inclusiva
  • Sociedade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Políticas públicas e inclusão como prática pedagógica no Brasil“. Em conjunto formam uma impressão digital única.