TY - JOUR
T1 - Qualidade de vida e bem-estar de jovens adultos à entrada do Ensino Superior Militar
AU - Matos, Beatriz
AU - Santos, Renato Pessoa dos
AU - Francisco, Rita
AU - Almeida, Sandra Oliveira
PY - 2022
Y1 - 2022
N2 - A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.
AB - A entrada no ensino superior militar conduz a novos desafios e exigências, tanto pelo regime militar, como pelo regime de internato. A qualidade de vida dos universitários tem sido uma preocupação para as instituições, sendo o objetivo deste estudo compreender as relações entre estratégias de coping, bem-estar global e qualidade de vida associada a um evento potenciador de stress, a Prova de Aptidão Militar (PAM). Participaram no estudo todos os candidatos à PAM no ano letivo 2019/2020 (N = 166), para os vários cursos da Academia Militar (AM), com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos (M = 18.78; DP = 1.53). Os participantes preencheram instrumentos de autorrelato para avaliação de bem-estar global (Escala de Florescimento), estratégias de coping (Incope-2R) e qualidade de vida (EUROHIS- QOL-8). Os resultados mostraram correlações entre diversas estratégias de coping (e.g., ruminação, resolução de problemas), o bem-estar global e a qualidade de vida. Através de uma regressão linear múltipla hierárquica, foram identificados como preditores do bem-estar global o sexo dos participantes (feminino), a perceção de qualidade de vida e a reduzida utilização do evitamento como estratégia de coping. Em conjunto, estas variáveis explicam 36.8% da variância do bem-estar dos candidatos à AM. A utilização e promoção de estratégias de coping adequadas permitirão uma adaptação positiva à PAM e consequentemente um impacto positivo no bem-estar e saúde mental dos estudantes de ensino superior militar, podendo ser foco de intervenções preventivas nesta fase de vida.
KW - Ensino superior militar
KW - Prova de aptidão militar
KW - Qualidade de vida
KW - Bem-estar
KW - Estratégias de coping
KW - Military higher education
KW - Military aptitude test
KW - Quality of life
KW - Well- being
KW - Coping strategies
M3 - Article
VL - 8
SP - 101
EP - 121
JO - Proelium
JF - Proelium
SN - 1645-8826
IS - 10
ER -