Reconhecimento de aprendizagens prévias: breve ensaio sobre novas oportunidades de cumprir a aprendizagem ao longo da vida

José Pedro Melo Rosa Amorim

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

Este texto procura identificar um conjunto de potencialidades e de riscos associados a diversos dispositivos de reconhecimento de aprendizagens prévias. Propomos uma análise com sete vetores: desenvolvimento dos sujeitos, acesso à educação e formação, eficiência da educação e formação, disputas internacionais e desempenho dos Estados-nações, mudança institucional e reconhecimento como possível prática regulatória, reaproximação da educação, da formação e do emprego e, finalmente, o sucesso. No final, executamos uma sintonia em quatro andamentos, onde defendemos o papel que o reconhecimento de aprendizagens prévias pode ter no cumprimento da aprendizagem ao longo da vida e, também, a sua muito possível compatibilidade com os fundamentos da Pedagogia Social. Acabamos, então, por dizer que o fim, desde o princípio, é o verbo: ser, superar-se, solidamente suportado no saber, no querer e no poder – bem como no reconhecer, que os interliga.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)43-73
Número de páginas31
RevistaCadernos de Pedagogia Social
Número de emissão4
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2012

Keywords

  • Reconhecimento de aprendizagens prévias
  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Novos públicos
  • Novas oportunidades

Citação