Reconhecimento, mediação e aprendizagem – desafios de vida

Ana Sofia Pereira Rodrigues Azevedo

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

O presente texto procura evidenciar a ligação entre a mediação pedagógica como prática de reconhecimento intersubjectivo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida (ALV). Para o efeito, recorremos a uma história muito particular, tentando mostrar que o processo de aprendizagem corresponde a um desafio de vida. Aprendizagem e vida entrelaçam-se num processo apoiado pela intervenção de um técnico habilitado para a actividade de mediação pedagógica, neste caso uma Educadora Social. O exemplo apresentado constitui testemunho vivo do que chamamos um «Itinerário TCA», pretendendo assim ilustrar a dinâmica educativa promovida no âmbito do projecto comunitário «Trofa Comunidade de Aprendentes» (TCA).
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)59-66
Número de páginas8
RevistaCadernos de Pedagogia Social
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2007

Citação