Referral to the national network of integrated care: the nurses' perception

Título traduzido da contribuição: Referenciação para a rede nacional de cuidados integrados: a percepção dos enfermeiros

Susana Alexandra Fonseca-Teixeira, Pedro Parreira, Lisete Mónico, Anabela Salgueiro-Oliveira, João Costa Amado

Resultado de pesquisarevisão de pares

34 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: compreender a referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a partir da perspetiva de enfermeiros que atuam nesse contexto assistencial. Método: estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados entre julho e setembro de 2019, por meio de entrevistas a 12 enfermeiros que trabalham em Equipes de Cuidados Continuados Integrados, do norte de Portugal. Para analisar as falas, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Resultados: os profissionais revelaram que existem dificuldades e constrangimentos no processo de referenciação dos usuários para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. O processo é burocrático, complexo e demorado, condicionando a acessibilidade dos usuários aos cuidados em tempo útil. Conclusão: o processo de referenciação é um procedimento muito burocratizado e demorado, que condiciona e atrasa o acesso dos usuários à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, contribuindo para o agravamento do estado clínico de alguns pacientes. O número de profissionais é insuficiente, induzindo à procura de serviços pela via da urgência. A aposta na atenção primária deverá procurar melhorar as desigualdades no acesso, concorrer para cuidados mais equitativos e acessíveis gerando mais qualidade nos cuidados de saúde.
Título traduzido da contribuiçãoReferenciação para a rede nacional de cuidados integrados: a percepção dos enfermeiros
Idioma originalEnglish
Número do artigoe3372
RevistaRevista Latino-Americana de Enfermagem
Volume28
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 19 out 2020

Keywords

  • Serviços de assistência domiciliar
  • Qualidade da assistência à saúde
  • Assistência de longa duração
  • Equipe de assistência ao paciente
  • Enfermagem
  • Portugal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Referenciação para a rede nacional de cuidados integrados: a percepção dos enfermeiros“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação