Resumo
A realização de registos de aprendizagem permite a integração dos conteúdos ministrados durante o curso e a relação com os conteúdos práticos. Apresenta-se uma experiência de morte de uma adolescente em contexto de ensino clínico com recurso à ferramenta strengths, weaknesses, opportunities e threats (SWOT) com o objetivo de refletir à cerca da situação clínica procurando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem. A descrição segmentada do caso alinhada com a revisão da literatura permitiu a identificação de forças (aquisição de competências emocionais e de comunicação e o estabelecimento de uma relação terapêutica com a família), fraquezas (insegurança nos cuidados e o confronto direto com uma situação de morte de uma adolescente), oportunidades (aprendizagem com a enfermeira tutora nomeadamente no modo de intervir, na comunicação com os pais, na antecipação de cuidados e no desenvolvimento e gestão de competências emocionais) e ameaças (complexidade da situação e tensão vivenciada). São abordados os aspetos mais relevantes em relação com a literatura sobre o tema enquanto etapa fundamental na evolução enquanto estudante e futura profissional.
Título traduzido da contribuição | Learning report: SWOT analysis of an adolescent death experience in the context of clinical teaching |
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Idioma original | Portuguese |
Revista | RevSALUS |
Volume | 5 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 18 abr. 2023 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Pediatria
- Aprendizagem
- Estudantes de enfermagem
- Criança
- Enfermagem pediátrica