Resumo
Este volume reúne estudos sobre o tema escatológico da redenção do Mundo e da esperança de integração humana na vida eterna de Deus. Um tema que tem sido tratado ao longo da História sob a perspetiva religiosa, teológica, literária, artística e filosófica, através de noções tão diversas como as de restauração da origem, imortalidade da alma e ressurreição do corpo, com recurso frequente à representação simbólica e metafórica do regresso ou ascensão ao paraíso.
O termo «paraíso» é de origem religiosa, constituindo-se como a versão helenizada da palavra gána de origem sumérica, que se formou no espaço geográfico mesopotâmico do Tigre e Eufrates e que era aplicada para designar «campo cultivado», «parque régio de caça povoado de árvores ornamentais», «jardim de delícias com plantas e flores» e também «terreno para horticultura» . A língua hebraica vai utilizar a palavra éden para significar «planície fértil e irrigável» e «horto» ou «lugar tornado ameno pela intervenção do homem», pontuado por grande variedade de plantas e de animais, tal como aparece descrito pelo Antigo Testamento no Livro de Génesis (Gn 2, 8-15).
No séc. III a.C. o termo éden é traduzido pela versão dos Setenta com a palavra grega παράδεισος (parádeisos), que já não tinha o significado estrito de um parque ou campo de lazer com árvores de todas as espécies e animais selvagens também para caça, como se apresentara no grego clássico de Xenofonte, mas tornara-se um termo agrícola corrente, significando um pomar na várzea, abundantemente irrigado, com árvores frutíferas e não frutíferas de variadas espécies, e com produtos hortícolas . Trata-se mais de um pomar, como remissão direta para o trabalho humano, que de um jardim, representando um lugar verdejante de vida harmoniosa entre o homem e a natureza, que só posteriormente virá a significar «paraíso de delicias espirituais» e lugar da habitação de Deus.
Sendo um terreno com árvores e plantas, flores e água abundante, é um lugar aprazível cuja conotação espiritual de «jardim de delícias» é introduzida em contextos proféticos de esperança escatológica, como consequência do desenvolvimento da fé na ressurreição dos justos e da fé na felicidade definitiva da vida para além da morte. No Novo Testamento o παράδεισος já tem uma conotação espiritual, significando a habitação de Deus e do justo glorificado após a morte (Lc 23,43) .
Idioma original | Portuguese |
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Local da publicação | Lisboa |
Editora | Universidade Católica Editora |
Número de páginas | 239 |
ISBN (impresso) | 978-972-54-0442-3 |
Estado da publicação | Publicado - 2014 |