Religiosidade da juventude Portuguesa: evolução recente e comparação com o restante da população

José Pereira Coutinho*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este artigo, baseado no European Values Study, European Social Survey e International Social Survey Programme, discute a evolução da religiosidade juvenil portuguesa no período 1990-2016, comparando com o restante da população, assente em quatro dimensões: comunidade, crença, prática e norma. As dimensões “comunidade”, “prática” e “norma” decrescem, embora a “prática” possa estar estabilizada. A dimensão “crença”, cristã e não cristã, cresce ou mantém-se. As dimensões “comunidade”, “prática” e “norma” são menores nos jovens, enquanto a dimensão “crença”, cristã e não cristã, é maior ou igual nos jovens. O artigo contribui para analisar a religiosidade juvenil em Portugal de forma mais exaustiva do que se encontra atualmente feito.
Título traduzido da contribuiçãoReligiosity of Portuguese youth: recent evolution and comparison with population aged 29 or older
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe3410114
RevistaRevista Brasileira de Ciencias Sociais
Volume34
Número de emissão101
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2019

Keywords

  • Religiosidade
  • Juventude
  • Portugal
  • Evolução
  • Comparação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Religiosidade da juventude Portuguesa: evolução recente e comparação com o restante da população“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação