Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem

Resultado de pesquisarevisão de pares

21 Transferências (Pure)

Resumo

A aprendizagem dos estudantes do ensino superior, está determinada pela interligação de diversos fatores, entre eles, a frequência às aulas, que constitui um preditor de sucesso académico. Este estudo transversal, descritivo e correlacional, realizado com estudantes de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, tem por objetivo principal conhecer a relação entre a frequência às aulas e o rendimento académico no ensino clínico dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Os resultados num primeiro momento, revelam não haver relação estatisticamente significativa entre a frequência às aulas e o desempenho em cada ensino clínico. Porém, agregando o número de faltas em categorias, os resultados revelam que os estudantes com maior assiduidade são os que alcançam classificações significativamente superiores aos estudantes com menor assiduidade. Pode assim concluir-se, que os estudantes mais assíduos são aqueles que conseguem obter melhor rendimento académico em ensino clínico.
Título traduzido da contribuiçãoAcademic performance in clinical teaching and classroom frequency: a study with nursing students
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)3-12
RevistaRevista da UIIPS
Volume6
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 21 dez. 2018

Keywords

  • Assiduidade
  • Estudantes de enfermagem
  • Rendimento académico

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Rendimento académico em ensino clínico e frequência às aulas: um estudo com estudantes de enfermagem“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação