Resources mobilized in nursing preceptorship: a study in Grounded Theory

Título traduzido da contribuição: Recursos mobilizados na preceptoria de enfermagem: um estudo em Grounded Theory

Guida Maria Marques da Silva Amaral*, Amélia Simões Figueiredo

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

Resumo

O desenvolvimento de competências implica a mobilização de recursos considerando a aprendizagem pessoal, a formação educacional e a experiência profissional. A qualidade das competências depende da combinação de recursos pessoais e do meio ambiente. O objetivo deste estudo foi identificar os recursos que são mobilizados no desenvolvimento de competências do enfermeiro preceptor. Foi realizado um estudo qualitativo com base na Grounded Theory. O estudo decorreu em dois serviços de um hospital da área metropolitana de Lisboa, de novembro de 2018 a dezembro de 2019. As entrevistas foram realizadas a enfermeiros em diferentes estádios do Modelo de Desenvolvimento Sócio-Profissional de Patrícia Benner e com diferentes experiências na orientação de estudantes de Enfermagem. A amostragem teórica foi conduzida de acordo com as necessidades identificadas na codificação dos dados. A análise e tratamento dos dados foi realizada de acordo com a metodologia da Grounded Theory. Os recursos mobilizados no desenvolvimento de competências do enfermeiro preceptor foram caracterizados como endógenos e exógenos. Os endógenos referem-se às características individuais, habilidades e experiências vividas. Os exógenos são a equipe de Enfermagem e o professor. Os enfermeiros, suportados pela equipa de Enfermagem, mobilizam caraterísticas individuais e habilidades no seu desenvolvimento de competências enquanto preceptores. A identificação destes recursos poderá definir indicadores para o perfil de preceptor e contribuir para a capacitação de enfermeiros preceptores.
Título traduzido da contribuiçãoRecursos mobilizados na preceptoria de enfermagem: um estudo em Grounded Theory
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)161-172
Número de páginas12
RevistaMundo da Saude
Volume46
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 27 jun 2022

Keywords

  • Educação em enfermagem
  • Preceptoria
  • Competência profissional
  • Teoria fundamentada
  • Pesquisa em enfermagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Recursos mobilizados na preceptoria de enfermagem: um estudo em Grounded Theory“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação