Rethinking United Nations peacekeeping missions: the case of Western Sahara

Resultado de pesquisa

Resumo

Este estudo pretende responder a uma questão: será a atual estratégia de resolução de conflitos, definida pelas Nações Unidas, sustentável, ou deverá um novo modelo ser adotado? Para responder a esta pergunta, foi analisada a evolução do conceito de conflito, baseado na definição apresentada por autores como Lewis Coser, Ralph Dahrendorf, e Raymond Aron. Uma vez encontrada uma definição, foram apresentadas algumas teorias de resolução de conflitos, ilustradas nos trabalhos de Edward Azar e John Galtung, bem como a ideia desenvolvida pela Nações Unidas, com particular enfoque no relatório apresentado pelo antigo Secretário-Geral Boutros Boutros Ghali, Agenda para a Paz. Esta tese apresenta ainda a evolução das operações de paz ao longo do tempo. Através de uma análise crítica, sublinha a falta de comunicação, recursos, preparação e vontade políticas como principais problemas que assolam as missões de paz. Neste sentido, este trabalho revela que um acordo de paz não afasta anos de ressentimento ou ódio, nem produz entre as comunidades uma convivência pacífica após anos de violência e guerra. Em linha com estas conclusões, este estudo propõe a teoria de Transformação de Conflitos apresentada por John Paul Lederach como uma estratégia alternativa para repensar estas missões. Salientando a importância das relações para alcançar reconciliação, esta teoria enfatiza o papel central que cada indivíduo deve assumir para alcançar a paz. Tendo como base o exemplo do conflito no Sahara Ocidental, é possível concluir que é necessário repensar as missões de paz. Com início em 1975, este conflito dura há 40 anos, sem um fim à vista. Este estudo argumenta ainda que a abordagem sugerida por Lederach apresenta-se como uma possibilidade de desbloquear este conflito, sobretudo quando tudo o resto parece ter falhado. Poderá melhorar a comunicação e o entendimento entre as partes, fornecendo assim as ferramentas para que ambas possam construir um futuro em conjunto.
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Instituto de Estudos Políticos
Supervisores/Consultores
  • Dias, Mónica, Supervisor
Data do prémio18 mar. 2021
Estado da publicaçãoPublicado - 18 mar. 2021

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Rethinking United Nations peacekeeping missions: the case of Western Sahara“. Em conjunto formam uma impressão digital única.
  • CIEP: Research Centre of the Institute for Political Studies

    Alves, A. A. (PI), Mateus, A. (Professor Catedrático), Azevedo, A. (Estudante), Leitão, T. C. (Professor Auxiliar Convidado), Duarte, A. R. (Outra carreira/categoria no setor público), Ramos, A. F. (Outra carreira/categoria no setor público), Garschagen, B. (Estudante), Pacatolo, C. (Estudante), Almeida, C. M. D. (Professor Auxiliar Convidado), Cabrita, C. (Carreira no setor privado), Silva, D. (Bolseiro), Correia, E. P. (Carreira no setor privado), Gonçalves, F. J. (Carreira no setor privado), Garcia, F. P. (Professor Associado Convidado), Ribeiro, G. M. (Docente do ensino não superior), Varajidás, H. (Carreira no setor privado), Chelo, H. (Professor Auxiliar), Correia, I. (Carreira no setor privado), Gregório, I. (Assistente de Investigação), Moreira, I. (Professor Auxiliar Convidado), Câmara, J. B. (Estudante), Espada, J. C. (Professor Catedrático), Coutinho, J. P. (Professor Auxiliar), André, J. G. (Professor Auxiliar), Moreira, J. M. (Professor Catedrático), Castello Branco, J. T. (Professor Auxiliar Convidado), Quintino, K. H. (Estudante), Pinto, L. V. (Outra carreira/categoria no setor público), Cruz, M. B. D. (Professor Catedrático), Gambôa, E. (Professor Auxiliar Convidado), Barroso, L. D. (Estudante), Franco, L. (Professor Auxiliar), Mendonça, M. (Professor Auxiliar), Morgado, M. (Professor Auxiliar), Dias, M. (Professor Auxiliar), Amado, N. M. (Carreira no setor privado), Sampaio, N. (Professor Auxiliar Convidado), Samões, O. (Professor Auxiliar), Ferro, P. (Carreira no setor privado), Moreira, P. (Carreira no setor privado), Duque, R. (Professor Auxiliar Convidado), Brito, R. (Docente Assistente), Mangerona, S. (Carreira no setor privado), Cajarabille, V. (Outra carreira/categoria no setor público), Hasselberger, W. (Professor Auxiliar) & Ribeiro, S. (Professor Auxiliar Convidado)

    1/01/2031/12/25

    Projeto

Citação