Retouching scientific photography - the glass plate negatives collection at the natural history and science museum - University of Porto

Título traduzido da contribuição: O retoque na fotografia científica – a colecção de negativos de vidro do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
15 Transferências (Pure)

Este trabalho apresenta parte do projecto de investigação sobre o retoque de negativos fotográficos de gelatina e prata em suporte de vidro, intenções, impacto desta prática na imagem e objecto e o seu estado de conservação. Este é um estudo de caso do uso das técnicas de retoque numa colecção de carácter científico, do antigo Instituto de Antropologia Dr. Mendes Correia, do museu de Historia Natural e da Ciência da Universidade de Porto (MHNC-UP). Na fotografia científica há a necessidade de um registo rigoroso e a representação da verdade, o que diferencia este tipo de colecção fotográfica de outras. Qualquer alteração, como o retoque, deve portanto ter mínimas ou nenhumas intenções estéticas. Identificaram-se negativos retocados nesta colecção científica e académica, o que permitiu comprovar o propósito de seu uso e a necessidade da sua preservação.
Título traduzido da contribuiçãoO retoque na fotografia científica – a colecção de negativos de vidro do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto
Páginas (de-até)101-110
Número de páginas10
RevistaGe-conservación
Volume1
Número de emissão12
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2017

• Fotografia
  • Negativos de vidro
  • Retoque
  • Máscaras
  • Colecção
  • Antropologia
  • História
  • Ciência

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O retoque na fotografia científica – a colecção de negativos de vidro do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto“. Em conjunto formam uma impressão digital única.