Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem

Luís Manuel Mota de Sousa, Cristiana Furtado Firmino, Cristina Maria Alves Marques-Vieira, Sandy Silva Pedro Severino, Helena Castelão Figueira Carlos Pestana

Resultado de pesquisarevisão de pares

24 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução:O interesse da Enfermagem pela metodologia de revisões da literatura tem vindo a aumentar, constituindo-se métodos que permitem uma prática baseada na evidência científica.Objetivo:Caracterizar os diferentes tipos de revisões da literatura e descrever etapas principais de uma revisão sistemática da literatura.Material e métodos:Revisão narrativa da literatura. Pesquisa em bases de dados nas seguintes plataformas Google Académico, Scientific Electronic Library Online (SciELO), EBSCO Host, e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). As palavras-chave: metanálise; medicina baseada em evidências; literatura de revisão como assunto; metodologia, nos idiomas inglês e português.Resultados: Foram descritas 14 tipos de revisões e analisadas de acordo com o tipo de pesquisa, avaliação da qualidade metodológica dos artigos incluídos, síntese da informação colhida e análise global dos dados. Foram apresentadas as vantagens e desvantagens de cada tipo e descritos os principais passos de uma revisão sistemática da literatura. Conclusões:A revisão sistemática da literatura é um dos alicerces para prática baseada em evidência, uma vez que agrega uma grande quantidade de informações num único estudo.
Título traduzido da contribuiçãoReviews of the scientific literature: types, methods and applications in nursing
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)45-54
Número de páginas10
RevistaRevista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação
Volume1
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Metanálise
  • Medicina baseada em evidências
  • Literatura de revisão como assunto
  • Metodologia
  • Enfermagem de reabilitação

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação