Revisão sintética das dissertações e teses portuguesas sobre educação em enfermagem

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Resumo

Objetivos: Revisar e sintetizar as dissertações e teses portuguesas que abordam a educação em enfermagem. Materiais e métodos: Pesquisa efetuada em dezembro de 2016 no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e nos sites de instituições de ensino superior portuguesas identificadas como não pertencentes ao RCAAP, mas consideradas relevantes para o estudo. A estratégia de pesquisa foi realizada em quatro momentos: 1 - Educação OU educação para a saúde OU formação OU prática OU teoria OU educação em enfermagem; 2 - Ensino OU aprendizagem OU treino OU pedagogia OU tutoria OU desenvolvimento de conhecimento; 3 - Enfermagem OU enfermeiro OU cuidar e 4 - [Educação OU formação OU educação para a saúde OU prática OU educação em enfermagem] E [enfermagem OU enfermeiro OU cuidar]. Resultados: Foram identificados 53 dissertações e 19 teses, com maior frequência entre os anos de 2011 e 2016 e com utilização de investigação qualitativa. A temática mais estudada é a formação inicial em enfermagem. Conclusões: evidencia-se o contributo dos estudos realizados neste âmbito para a prática dos cuidados, formação inicial e contínua dos enfermeiros.
Título traduzido da contribuiçãoSynthetic revision of Portuguese theses and dissertations about nursing education
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)31-44
Número de páginas14
RevistaPensar Enfermagem
Volume21
Número de emissão1
Estado da publicaçãoPublicado - 2017

Keywords

  • Educação
  • Formação
  • Enfermagem

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