Risk assessment instruments for pressure ulcer in adults in critical situation: a scoping review

Ricardo Jorge de Barros Romeira Picoito, Sara Maria May Pereira da Cruz Lapuente, Alexandra Catarina Parreira Ramos, Isabel Cristina Mascarenhas Rabiais, Sérgio Joaquim Deodato, Elisabete Maria Garcia Teles Nunes

Resultado de pesquisarevisão de pares

30 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: mapear os instrumentos para avaliação do risco de lesões por pressão nos adultos em situação crítica em unidade de cuidados intensivos; identificar os indicadores de desempenho dos instrumentos e a apreciação dos utilizadores quanto ao uso/às limitações dos instrumentos. Método: scoping review. O Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews foi utilizado para a redação do estudo. A pesquisa foi realizada na ferramenta de busca EBSCOhost em oito bases de dados, resultando em 1846 estudos, dos quais 22 compõem a amostra. Resultados: identificaram-se dois grandes grupos de instrumentos: os genéricos [Braden, Braden (ALB), Emina, Norton-MI, RAPS e Waterlow]; e os específicos (CALCULATE, Cubbin & Jackson, EVARUCI, RAPS-ICU, Song & Choi, Suriaidi e Sanada e o índice de COMHON). Quanto ao valor preditivo, a EVARUCI e a CALCULATE apresentaram os melhores resultados de indicadores de desempenho. Em relação à apreciação/às limitações apontadas pelos utilizadores, destacam-se a escala CALCULATE, seguindo-se da EVARUCI e da RAPS-ICU, embora ainda necessitem de ajustes futuros. Conclusão: o mapeamento mostrou que as evidências são suficientes para indicar um ou mais instrumentos para avaliação do risco de lesões por pressão nos adultos em situação crítica em unidade de cuidados intensivos.
Idioma originalEnglish
Número do artigoe3983
Número de páginas15
RevistaRevista Latino-Americana de Enfermagem
Volume31
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 6 out. 2023

Keywords

  • Medição de risco
  • Lesão por pressão
  • Unidades de terapia intensiva
  • Valor preditivo dos testes
  • Sensibilidade e especificidade
  • Adulto

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Risk assessment instruments for pressure ulcer in adults in critical situation: a scoping review“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação