Resumo
Introdução: A avaliação da qualidade nos cuidados de saúde é uma realidade atual e, entre as várias dimensões da qualidade, a satisfação do paciente é um tema de especial relevância. Tem sido foco de investigação nas últimas duas décadas, com um aumento significativo a partir do ano 2000, o que se atribui ao papel ativo dos consumidores. Objetivo: analisar o conceito de satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital. Materiais e Métodos: realizada análise concetual segundo o método proposto por Walker e Avant, a par de revisão integrativa da literatura no período 2000 a 2015, com descritores “satisfação do paciente”, “enfermagem” e “cuidados de enfermagem” nas bases de dados Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Cochrane Database, MedicLatina e MEDLINE. Resultados: a amostra foi constituída por 19 estudos onde se identificaram antecedentes e consequências do conceito relativos aos pacientes e aos enfermeiros. Os atributos críticos do conceito categorizaram-se no domínio profissional, pessoal e ambiental. As consequências foram traduzidas em elevados e baixos níveis de satisfação. Conclusão: definiram-se as referências empíricas para os atributos essenciais do conceito satisfação do paciente com os cuidados de enfermagem no hospital que se traduzem numa definição operacional.
Título traduzido da contribuição | Patient satisfaction with nursing care in hospital: concept analysis |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 23-29 |
Número de páginas | 7 |
Revista | Cadernos de Saúde |
Volume | 10 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2 jan 2018 |
Keywords
- Satisfação do paciente
- Enfermagem
- Hospitalização