Resultado de pesquisarevisão de pares

26 Transferências (Pure)

Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
Título traduzido da contribuiçãoSchool cultures, leaderships, and result: presentation of data from a comparative study
Páginas (de-até)144-171
Número de páginas28
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão2020, esp.
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 21 mai. 2020

• Lideranças
  • Cultura de escola
  • Sucesso escolar

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.