Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo

Resultado de pesquisarevisão de pares

26 Transferências (Pure)

Resumo

Muitos investigadores, em alguns casos organizados em projetos internacionais, têm mostrado evidências empíricas consideráveis no sentido que a qualidade da liderança e a cultura escolar podem ser fatores importantes para explicar a variação dos resultados dos alunos entre escolas. O estudo apresentado caracteriza o papel das lideranças e da cultura escolar de duas escolas com resultados académicos diferentes, mas com contextos e populações estudantis semelhantes. Aplicaram-se questionários a professores e realizaram-se entrevistas semiestruturadas aos diretores e aos coordenadores de departamento de cada escola. Da análise e interpretação dos dados recolhidos foi possível verificar que as duas escolas apresentam diferenças na forma como as lideranças (de topo e intermédias) são exercidas e na sua cultura escolar. A escola que apresenta melhores resultados académicos, ao contrário da outra escola, destaca-se pelo seu estilo organizativo que lhe confere uma identidade própria e pelas lideranças reconhecidas e mobilizadoras com missões e propósitos partilhados. Os dados recolhidos confirmam que a existência de diálogo, debate pedagógico e cooperação entre professores, bem como, sentido de pertença, transformação e proximidade entre os docentes são aspetos essenciais para o sucesso escolar dos alunos.
Título traduzido da contribuiçãoSchool cultures, leaderships, and result: presentation of data from a comparative study
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)144-171
Número de páginas28
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão2020, esp.
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 21 mai. 2020

Keywords

  • Lideranças
  • Cultura de escola
  • Sucesso escolar

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Culturas escolares, lideranças e resultados: apresentação de resultados de um estudo de caso duplo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação