Schools 4.0 – innovation in vocational education: project nr. 2018-1-PT01-KA202-047463

António Cunha, José Dantas, Pedro Arantes, Luísa Orvalho, Sandra Monteiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

18 Transferências (Pure)

Percecionando a necessidade de construir os pilares para reinventar a escola capaz de responder aos novos desafios e oportunidades da Educação e Formação Profissional dos atuais tempos “líquidos” em que vivemos, uma parceria transnacional constitui-se para desenvolver, desde 2018, o Projeto no 2018-I-PT OI-KA 202-O4774463, no âmbito do Programa Erasmus +, chave KA2, intitulado “School 4.0 -Innovation in VET”. A parceria é constituída por quatro escolas profissionais portuguesas, da “Rede Escolas 4.0”, os parceiros europeus da Dinamarca e Grécia, com o envolvimento da EfVET , tendo como consultoria científica e pedagógica dois investigadores do Centro de 1 Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto, Portugal . O objetivo desta parceria transnacional é coconstruir e publicar um Intelectual Output (IO), em língua portuguesa e inglesa, em suporte de papel e digital, com links em língua materna de cada parceiro, que se constitua como um referencial teórico-prático inovador para ajudar os diferentes stakeholders a repensar e identificar as mudanças a introduzir nas práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas, para se passar de uma escola tradicional, só com aulas presenciais, para uma escola do século XXI, " SCHOOL 4.0”, orientada para a mudança positiva, com aulas, também a distância. Para planear a investigação seguiu-se o Appreciative Inquiry e as orientações do sistema de gestão de qualidade (SGQ), alinhado ao quadro Europeu EQAVET. Esta comunicação pretende divulgar não só o projeto, como apresentar, também, o processo e alguns dos produtos já alcançados nesta parceria transnacional, nomeadamente as boas práticas desenhadas, implementadas e testadas pelos parceiros em contextos de sala de aula e formação de trabalho, histórias de vida de “VET reference persons”, narrativas de estudantes e testemunhos de parceiros e stakeholders para criar comunidades e aumentar a conexão, em tempo de pandemia Covid-19.
Título da publicação do anfitriãoLiberdade, equidade e emancipação. Atas do XV Congresso da SPCE
EditoresLuis Grosso Correia, Tiago Neves
EditoraSociedade Portuguesa de Ciências da Educação