Resultado de pesquisa

A segurança psicológica é um fator chave para a aprendizagem e o desempenho das equipas (Edmondson & Lei, 2014; Duhigg, 2016). As escolas são organizações extensamente baseadas em equipas. Os comportamentos de aprendizagem em equipa são cruciais para o seu desempenho. Neste domínio é escassa a investigação em organizações escolares. Testamos um modelo em que os comportamentos de aprendizagem em equipa (Savelsberg, van der Heijden & Poell, 2009; Dimas, Alves, Lourenço & Rebelo, 2016) são explicados pela sua segurança psicológica (Edmondson, 1999) através do efeito mediador da orientação cultural para a aprendizagem em grupo (Rebelo & Gomes, 2011), sendo o efeito da segurança psicológica sobre a orientação cultural para a aprendizagem em grupo moderado pela força do clima de segurança psicológica (Koopmann et al., 2016). Inquirimos 299 indivíduos, de 47 equipas/grupos, de dois agrupamentos escolares da área metropolitana do Porto. Verifica-se por regressão linear que os comportamentos de aprendizagem em equipa são explicados pela segurança psicológica através do efeito mediador da orientação cultural para a aprendizagem em grupo quando as equipas apresentam forte força de clima de segurança psicológica. Os resultados corroboram estudos em organizações não escolares e recomenda que se aprofundem os antecedentes da segurança psicológica nas organizações escolares.
Título traduzido da contribuiçãoPsychological security of teams and learning behaviours: an empirical study in school organisations
Título da publicação do anfitriãoAtas do II Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”
EditoresJoaquim Machado, Cristina Palmeirão, Ilidia Cabral, Isabel Baptista, Joaquim Azevedo, José Matias Alves, Maria do Céu Roldão
EditoraUniversidade Católica Portuguesa
Páginas221-233
Número de páginas13
ISBN (impresso)9789899948686
Estado da publicaçãoPublicado - 2017
EventoII seminário internacional: educação, territórios e desenvolvimento humano - Porto
Duração: 20 jul 201721 jul 2017

SeminárioII seminário internacional
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período20/07/1721/07/17

• Segurança psicológica
  • Aprendizagem em equipa
  • Escolas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Segurança psicológica das equipas e comportamentos de aprendizagem: um estudo empírico em organizações escolares“. Em conjunto formam uma impressão digital única.