Programa de auto alongamento no desempenho musical de estudantes de violino

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

Esse estudo tenta convencer os instrumentistas profissionais de orquestra sinfônico que a prevenção, além de ser benéfica para o corpo, poderia também melhorar o controlo motor, por tanta a afinação, e a produção sonora. No Violino, não tem indicação da posição do dedo sobre o braço do instrumento, como na guitarra por exemplo...A boa posição para tocar uma nota afinada depende do controle motor e do treinamento. A produção sonora, a riqueza do timbre, depende do número de harmónicos que o instrumentista e capaz de produzir com o bom controlo do arco, da pressão exercida, do vibrato da mão esquerda, e da maneira de segurar seu instrumento, enfim todos esses elementos dependem do controle muscular. Um grupo de 12 instrumentistas foi submetido a um treinamento de alongamentos adaptados, utilizando uma colocação em tensão dos elementos distais associada a uma tensão central fornecida pela tensão do diafragma em apneia inspiratória. Os resultados estatísticos não evidenciaram uma nítida modificação, mais a autoavaliação dos instrumentistas, um mês após o início, e mais que um ano depois, deixa pensar que essa via de pesquisa é promissora, e que um estudo futuro deveria ser feito com mais instrumentistas.
Título traduzido da contribuiçãoSelf-strength program in musical performance of violin students
Páginas (de-até)1-18
Número de páginas18
RevistaERAS
Volume9
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 jul. 2018

• Prevenção
  • Produção sonora
  • Rotina de prática sadia
  • Violino
  • Controle motor
  • Benefício musical

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Programa de auto alongamento no desempenho musical de estudantes de violino“. Em conjunto formam uma impressão digital única.