Violência sexual e consumo de substâncias psicoativas: podem os contextos festivos ser educativos?

Cristiana Pires, Raquel Pereira, Helena Valente, Helena Moura

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
17 Transferências (Pure)

Resumo

Neste artigo, analisa-se a tríade sexo feminino, consumo de substâncias psicoativas em contextos festivos e a sua relação com situações de violência sexual. Através da revisão bibliográfica e de dois grupos de discussão realizados com frequentadoras de contextos festivos e utilizadoras recreativas de substâncias psicoativas (n=12), com idades compreendidas entre os 16 e os 46 anos e de classe média, foram identificadas várias desigualdades de género que emergem em ambientes de diversão noturna. A normalização de situações de violência sexual nestes contextos e a reprodução de mitos da violação justificam a implementação de ações educativas informais que os previnam. Nesse sentido, analisam -se também propostas de intervenção que se têm focado nesse fenómeno sublinhando-se as boas práticas.
Título traduzido da contribuiçãoSexual violence and consumption of psychoactive substances: can the festive contexts be educational?
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)143-158
Número de páginas16
RevistaEx Aequo
Número de emissão37
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Violência sexual
  • Substâncias psicoativas
  • Contextos festivos
  • Educação informal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Violência sexual e consumo de substâncias psicoativas: podem os contextos festivos ser educativos?“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação