Sexuality of elders with dementia: social representation of nursing students

Título traduzido da contribuição: Sexualidade de idosos com demência: representações sociais de estudantes de enfermagem

Wanderson Carneiro Moreira, Vanessa Carvalho Fontinele, Fernanda Claúdia Miranda Amorim, Maria do Perpétuo Socorro de Sousa, Cláudia Maria Sousa de Carvalho, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida

Resultado de pesquisarevisão de pares

10 Transferências (Pure)

Objetivo: apreender as representações sociais de estudantes de enfermagem acerca da sexualidade de idosos com demência. Métodos: estudo qualitativo, fundamentado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido com 20 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma instituição de ensino superior brasileira. Os dados foram coletados por meio de grupo focal, processados no software IRAMUTEQ e analisados por Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: emergiram quatros classes semânticas: A sexualidade como um direito, Temática insuficiente na graduação, Significados atribuídos à sexualidade e O cuidado na perspectiva de estudantes. Conclusão: o estudo demonstrou que os estudantes de enfermagem investigados possuíam representações polissêmicas sobre a sexualidade de idosos demenciados, em que se destacaram concepções discriminatórias e estigmatizantes, ancoradas no senso comum e construídas socialmente.
Título traduzido da contribuiçãoSexualidade de idosos com demência: representações sociais de estudantes de enfermagem
Número do artigoe44199
Número de páginas7
RevistaREV RENE
Volume21
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 25 set 2020

• Saúde do idoso
  • Saúde mental
  • Demência
  • Estudantes de enfermagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Sexualidade de idosos com demência: representações sociais de estudantes de enfermagem“. Em conjunto formam uma impressão digital única.