Silvio Berlusconi e o Berlusconismo: uma proposta de leitura

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Resumo

Há quase 23 anos, os italianos e o mundo assistiam à entrada triunfal de Silvio Berlusconi na política. Tal foi feito através da televisão, cujo monopólio estava nas mãos do magnata. Apenas dois meses mais tarde, Berlusconi tornou-se primeiro-ministro, contando, para tal, com a refinada engrenagem de Forza Italia, um novo partido criado por ele e pelos seus colaboradores mais fiéis. Este não foi um acontecimento episódico e, durante mais de vinte anos, embora com intensidade e graus diversos, a presença do Cavaliere foi determinante na política italiana e mundial, assumindo um relevante impacto cultural sobre a sociedade civil. Esta dissertação visa examinar a emergência e consolidação do chamado Berlusconismo, um novo paradigma de fazer política, que emergiu com a chegada de Berlusconi ao poder. Para tal, serão analisados não apenas os eventos políticos posteriores a 1994, mas também o estado da política e da sociedade italiana nas décadas de setenta e oitenta do século passado. Estes são os anos de incubação do Berlusconismo, que está na estreita dependência do passado de Berlusconi como empresário de várias áreas e, em especial, da comunicação. A irrupção de Berlusconi na cena política é indubitavelmente um marco revolucionário, que transformou o sistema social e cultural italiano e a maneira como os italianos se representam e são representados. Para além de rastrear as origens e a evolução do Berlusconismo, esta dissertação pretende, também através do estudo de uma seleção de cartazes eleitorais, ancorado nos métodos de análise dos Estudos de Cultura e, mais especificamente, da Cultura Visual, demonstrar como e em que medida o Berlusconismo configurou um paradigma de uma inédita maneira de compreender e representar a política, as instituições, a cultura e a sociedade na Itália e no estrangeiro.
Idioma originalPortuguese
QualificaçãoDoctor of Philosophy
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
Supervisores/Consultores
  • Martins, Adriana, Supervisor
Data do prémio7 mar. 2017
Estado da publicaçãoPublicado - 7 mar. 2017

Keywords

  • Silvio Berlusconi
  • Berlusconismo
  • Estudos de cultura
  • Comunicação política
  • Cultura visual

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