Temperatura da pele de diferentes áreas corporais de idosos sem risco para lesões por pressão

Rhea Silvia de Avila Soares, Suzinara Beatriz Soares de Lima, Thaís Dresch Eberhardt, Lidiana Batista Teixeira Dutra Silveira, Bruna Rossarola Pozzebon, Liane Rocha Rodrigues, Paulo Jorge Pereira Alves

Resultado de pesquisarevisão de pares

110 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: identificar a temperatura da pele de diferentes áreas corporais de idosos hospitalizados em unidade de clínica cirúrgica sem risco de desenvolver lesões por pressão a partir da Escala de Braden. Método: estudo correlacional descritivo, com corte transversal, realizado em unidade de clínica cirúrgica de um hospital universitário de maio a outubro de 2017, com 84 pacientes. Realizada análise estatística descritiva. Resultados: a região sacral apresentou média de temperatura mais alta e o calcâneo direito a mais baixa. Não há diferença na temperatura da pele entre os lados direito e esquerdo nas escápulas, trocânteres e calcâneo; entre os sexos e raças. Quando mensurada das 9:00 às 13:00h, a temperatura dos calcâneos foi menor do que quando mensurada das 13:01 às 17:00h na região dos calcâneos. Conclusão: a região sacral apresenta a média mais alta de temperatura da pele, em relação às áreas mensuradas. Há simetria entre os lados corporais.
Título traduzido da contribuiçãoSkin temperature of different body areas of the elderly without risk for pressure ulcer
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe98
Páginas (de-até)1-18
Número de páginas18
RevistaRevista de Enfermagem da UFSM
Volume10
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 10 dez. 2020

Keywords

  • Enfermagem
  • Pele
  • Temperatura cutânea
  • Lesão por pressão
  • Hospitalização
  • Grupos etários

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Temperatura da pele de diferentes áreas corporais de idosos sem risco para lesões por pressão“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação