Sociodemographic profile and the prevalence of Helicobacter pylori in Portuguese adults

Título traduzido da contribuição: Perfil sociodemográfico e prevalência do Helicobacter Pylori em adultos portugueses

Odete Amaral, Isabel Fernandes, Carlos Pereira, Nélio Jorge Veiga, Paula Nelas, Cláudia Chaves, Emília Coutinho

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Resultados: A prevalência de Helicobacter Pylori foi de 48,8%, (50,0% no sexo feminino e 47,2% no sexo masculino). Encontrámos percentagens maiores no sexo feminino, para idades ≤ 50 anos, estado civil casado, nível de escolaridade inferior ao 12º ano, para um maior número de irmãos e em pessoas que se encontravam no ativo, contudo as diferenças não foram estatisticamente significativas. Conclusão: quase metade da amostra apresentava infeção por Helicobacter Pylori. Não encontrámos associação entre o Helicobacter Pylori e o sexo; idade; estado civil; escolaridade, índice de massa corporal, situação profissional, número de elementos do agregado familiar e número de assoalhadas.
Título traduzido da contribuiçãoPerfil sociodemográfico e prevalência do Helicobacter Pylori em adultos portugueses
Páginas (de-até)273-280
Número de páginas8
RevistaINFAD
Volume1
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 26 fev 2017

• Helicobacter Pylori
  • Prevalência
  • Fatores de risco
  • Adulto
  • Epidemiologia

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perfil sociodemográfico e prevalência do Helicobacter Pylori em adultos portugueses“. Em conjunto formam uma impressão digital única.