Strategies for increase satisfaction with nursing care in hospitalized children: a delphi study

Título traduzido da contribuição: Estratégias para aumentar a satisfação com os cuidados de enfermagem da criança hospitalizada: painel delphi

Fernanda Manuela Loureiro*, Zaida Borges Charepe

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Citação (Scopus)
17 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A satisfação com cuidados de enfermagem, na área da criança hospitalizada, é pouco estudada. A investigação centra-se nos preditores e componentes da satisfação sendo essencial a identificação de estratégias que a promovam. Materiais e método: Efetivou-se um estudo de tipo transversal, observacional e exploratório-descritivo. Tem como objetivo identificar as estratégias descritas pelos enfermeiros que contribuem para o aumento da satisfação da criança em idade escolar e dos seus pais com a hospitalização. Utilizou-se enquanto técnica de recolha de dados o painel delphi e, como técnica de analise de dados, a análise de conteúdo (na ronda 1) e a estatística descritiva (ronda 2). O estudo foi aplicado entre novembro de 2018 e fevereiro de 2019 a uma amostra de 90 enfermeiros pertencentes a 6 instituições de saúde, após obtenção de parecer positivo das respetivas comissões de ética.
Resultados: Obteve-se uma taxa de reposta de 52% (n=47) na ronda 1 e de 47% (n=42) na ronda 2. Foram identificadas, na ronda 1, e que obtiveram consenso na ronda 2, 13 estratégias em relação às crianças sendo principalmente direcionadas à transmissão de informação, envolvimento familiar, brincar e alívio da dor. Em relação aos pais foram identificadas com consenso 12 estratégias na ronda 2. Discussão: O envolvimento familiar e a transmissão da informação são áreas de intervenção que foram identificadas em ambos os grupos.
Conclusão: Foi possível apurar intervenções de enfermagem passíveis de promover um aumento da satisfação das crianças e pais, focadas fundamentalmente na informação e no suporte e envolvimento familiar.
Título traduzido da contribuiçãoEstratégias para aumentar a satisfação com os cuidados de enfermagem da criança hospitalizada: painel delphi
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)161-175
Número de páginas15
RevistaEnfermeria Global
Volume20
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2021

Keywords

  • Criança
  • Hospitalização
  • Enfermagem

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estratégias para aumentar a satisfação com os cuidados de enfermagem da criança hospitalizada: painel delphi“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação