Representações dos alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em Educação Visual

Hélder Martins, Ilídia Cabral

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Resumo

A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.
Título traduzido da contribuiçãoStudents’ representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual education
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)10-41
Número de páginas32
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume17
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2017

Keywords

  • Gramática escolar
  • Sala de aula
  • Representações sociais
  • Metodologias visuais em ciências sociais

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Representações dos alunos sobre o espaço físico e as lógicas de ação na sala de aula ideal: estudo exploratório em Educação Visual“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação