Resumo
A sala de aula enquanto espaço rígido não atende às necessidades e exigências das novas gerações e corresponde a um modelo ultrapassado face aos recursos pedagógicos disponíveis e às evidências resultantes da investigação científica em torno dos mecanismos que garantem a aprendizagem e o sucesso escolar. A presente investigação visou compreender as representações dos alunos acerca do espaço físico e das lógicas de ação em sala de aula, procurando desvelar a sua naturalização com a gramática escolar ou a vontade de alteração de algumas das suas regras, tendo como referencial a teoria das representações sociais, proposta por Serge Moscovici, em 1978.O estudo obedece a uma abordagem de natureza qualitativa e, essencialmente, naturalista, em consonância com a teoria das representações sociais e foi desenvolvido com 25 alunos do 2.º ciclo e um professor do grupo disciplinar de Artes Visuais de uma escolado Grande Porto. Procedeu-se à análise de conteúdo de narrativas visuais produzidas pelos alunos e de uma narrativa escrita elaborada pelo professor. Do cruzamento de dados obtidos sobressaiu uma representação social caracterizada por dois conjuntos principais de elementos simbólicos: a materialidadee a sala de aula enquanto espaço (ou não espaço) de relação.
Título traduzido da contribuição | Students’ representations about physical space and logics of action in the ideal classroom: exploratory study in visual education |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 10-41 |
Número de páginas | 32 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Volume | 17 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2017 |
Keywords
- Gramática escolar
- Sala de aula
- Representações sociais
- Metodologias visuais em ciências sociais