Estudo do input de valor no meio rural com a criação de circuitos de proximidade, no concelho de Viseu

Rosa Maria Albuquerque Rodrigues, Paulo Almeida Pereira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este trabalho teve como objetivo estudar os circuitos de proximidade, que podem ser estabelecidos entre consumidores urbanos da cidade de Viseu, e produtores de produtos de origem animal e vegetal, que habitam as zonas rurais da cidade. Este estudo pretende também contribuir para a abertura de um espaço de debate, onde venham a ser lançadas e discutidas ideias e projetos que tenham como objetivo promover a dinamização destes circuitos de proximidade, no contexto da criação de riqueza e da sua distribuição mais igualitária, no contexto da preservação do mundo rural e da ruralidade do nosso concelho. Para tal, foi eleito o método qualitativo de análise da informação recolhida através de entrevistas a clientes urbanos e a produtores rurais. Estes intervenientes foram escolhidos de uma forma aleatória, apenas respeitando alguns parâmetros para a sua seleção. Demonstrou-se com este estudo que é possível estreitar relações entre o meio urbano e o meio rural do concelho de Viseu, identificando mais-valias que este relacionamento pode trazer a ambas as partes. Esta criação de valor vai para além da vertente meramente económica, que nem por isso deixa de ser determinante, promovendo também a criação e o estreitamento de laços sociais entre as duas comunidades.
Título traduzido da contribuição Study of input value in rural areas with the creation of proximity circuits, in the municipality of Viseu
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)115-137
Número de páginas23
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão22
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 jan 2014

Keywords

  • Circuitos de proximidade
  • Concelho de Viseu
  • Consumidores urbanos
  • Produtores rurais
  • Produtos de origem animal e vegetal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estudo do input de valor no meio rural com a criação de circuitos de proximidade, no concelho de Viseu“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação