Resumo
O presente trabalho apresenta uma experiência colaborativa sobre o tema do voluntariado, realizada com duas turmas de alunos de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade Católica de Lisboa. A investigação qualitativa baseia-se nos progressos das ciências cognitivas, que puseram em evidência o papel das emoções na aprendizagem, nomeadamente através da alavanca "motivação". A teoria da aprendizagem cooperativa é igualmente invocada, fazendo das interações um fator de progresso coletivo. Neste contexto, o estudo teve como objetivo observar o efeito do projeto colaborativo nas competências linguísticas e extralinguísticas dos estudantes. Foram utilizadas várias ferramentas digitais: Framapad para a organização e o acompanhamento do projeto, WordPress para o sítio Web "Les Superchiens", Facebook e Instagram. Os dados foram recolhidos através de um questionário preenchido pelos estudantes no final da atividade e as respostas foram analisadas utilizando técnicas de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, o projeto reforçou a comunicação entre os estudantes e desenvolveu as suas competências linguísticas, bem como certas competências extralinguísticas (autonomia, autoconfiança, ouvir os outros). Favoreceu igualmente o desenvolvimento de competências técnicas (edição e legendagem de um vídeo, criação de um logótipo, de um sítio Web), que são cada vez mais necessárias para entrar no mercado de trabalho.
Título traduzido da contribuição | Superchiens: uma experiência colaborativa em sala de aula de FLE: a collaborative experience in a classroom of French as a foreign language |
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Idioma original | French |
Número do artigo | e202405 |
Páginas (de-até) | 1-17 |
Número de páginas | 17 |
Revista | RE@D |
Volume | 7 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 6 jul. 2024 |
Keywords
- Atividades colaborativas
- TIC
- Motivação
- Projeto educativo
- Aprendizagem de línguas