Superchiens: une expérience collaborative en classe de FLE

Título traduzido da contribuição: Superchiens: uma experiência colaborativa em sala de aula de FLE: a collaborative experience in a classroom of French as a foreign language

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência colaborativa sobre o tema do voluntariado, realizada com duas turmas de alunos de Línguas Estrangeiras Aplicadas da Universidade Católica de Lisboa. A investigação qualitativa baseia-se nos progressos das ciências cognitivas, que puseram em evidência o papel das emoções na aprendizagem, nomeadamente através da alavanca "motivação". A teoria da aprendizagem cooperativa é igualmente invocada, fazendo das interações um fator de progresso coletivo. Neste contexto, o estudo teve como objetivo observar o efeito do projeto colaborativo nas competências linguísticas e extralinguísticas dos estudantes. Foram utilizadas várias ferramentas digitais: Framapad para a organização e o acompanhamento do projeto, WordPress para o sítio Web "Les Superchiens", Facebook e Instagram. Os dados foram recolhidos através de um questionário preenchido pelos estudantes no final da atividade e as respostas foram analisadas utilizando técnicas de análise de conteúdo. De acordo com os resultados, o projeto reforçou a comunicação entre os estudantes e desenvolveu as suas competências linguísticas, bem como certas competências extralinguísticas (autonomia, autoconfiança, ouvir os outros). Favoreceu igualmente o desenvolvimento de competências técnicas (edição e legendagem de um vídeo, criação de um logótipo, de um sítio Web), que são cada vez mais necessárias para entrar no mercado de trabalho.

Título traduzido da contribuiçãoSuperchiens: uma experiência colaborativa em sala de aula de FLE: a collaborative experience in a classroom of French as a foreign language
Idioma originalFrench
Número do artigoe202405
Páginas (de-até)1-17
Número de páginas17
Revista RE@D
Volume7
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 6 jul. 2024

Keywords

  • Atividades colaborativas
  • TIC
  • Motivação
  • Projeto educativo
  • Aprendizagem de línguas

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Superchiens: uma experiência colaborativa em sala de aula de FLE: une expérience collaborative en classe de FLE“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação