Supervisão pedagógica da oferta formativa em artes no Ensino Superior: subsistema universitário e politécnico

Levi Leonido, Elsa Maria Gabriel Morgado, João Bartolomeu Rodrigues, Rebeca Sales Viana, Sefisa Quixadá Bezerra

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

O universo da supervisão pedagógica no ensino artístico, por maioria de razão, cruza saberes, competências e algumas normas regulamentares e legais com a supervisão pedagógica da oferta formativa em outras áreas, quer no subsistema universitário, quer no subsistema politécnico mas, compreende uma série de especificidades que, por uma lado, delimitam mas, por outro, promovem e perfazem um conjuntos de apports específicos que resultam de uma notória diversidade dos participantes e interlocutores (PSIES37, PCIAS38; AE39), dos locais, das condições e da formação dos profissionais que acolhem estagiários nesta tipologia organizativa formal. Nesta comunicação iremos apresentar as diferenças mais substantivas e significativas entre estágios de inserção profissional e propostas formais para o que consideramos ser o futuro desta área neste contexto e nas condições técnicas e logísticas, assim como formativas e normativas a estas associadas.
Título traduzido da contribuiçãoPedagogical supervision of the training offer in arts in higher education: university and polytechnic subsystem
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoI Simpósio Internacional de Investigação em Arte
EditoraERAS Edições
Páginas196-201
Número de páginas6
ISBN (impresso)9789899983267
Estado da publicaçãoPublicado - 2017
EventoI Simpósio Internacional de Investigação em Arte -
Duração: 8 mar. 20179 mar. 2017

Conferência

ConferênciaI Simpósio Internacional de Investigação em Arte
Período8/03/179/03/17

Keywords

  • Supervisão
  • Ensino artístico
  • Formação em contexto laboral
  • Inserção profissional

Citação