Suporte parental nas transições escolares: uma experiência de apoio à transição para o 2.º Ciclo do ensino Básico

Inês Paiva, Íris M. Oliveira, Sónia Dias

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Em Portugal, existem diversas transições entre ciclos de ensino ao longo do percurso escolar. As transições entre ciclos acompanham transformações pessoais, sociais e emocionais dos discentes, bem como implicam a sua adaptação e responsividade dos contextos educativos. Em particular, a transição do 1.º para o 2.º Ciclo do Ensino Básico ocorre a par de variações desde a infância à pré-adolescência e da monodocência à pluridocência. O suporte facultado pelos pais/encarregados de educação e professores é essencial para apoiar esta transição. Destaque-se, também, a importância da relação família-escola como facilitadora da adaptação a transições e do sucesso escolar. Justifica-se que Psicólogos da Educação atuem em articulação com outros agentes educativos para apoiar o estreitar da relação família-escola ao longo da escolaridade. No âmbito das atividades de um Gabinete de Mediação e Orientação Escolar (ano letivo 2020/21), foi dinamizada uma ação de sensibilização destinada a pais/encarregados de educação de crianças do 4.º ano de escolaridade. A ação assumiu como objetivo principal sensibilizar para as mudanças desenvolvimentais e académicas aliadas à transição para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. A ação foi realizada online, com duração de duas horas e contou com a participação de seis mães. Proporcionaram-se momentos de reflexão sobre o potencial de família e escola se assumirem como parceiras no percurso educativo dos educandos e sobre estratégias práticas que poderiam ser adotadas para apoiar a transição para o 2.º Ciclo do Ensino Básico. No final, as encarregadas de educação apresentaram-se satisfeitas com a ação e mais confiantes para auxiliarem os educandos nesta transição escolar. Importa continuar a apostar neste tipo de atividades, a fim de estreitar colaboração entre agentes educativos e apoiar transições entre níveis de ensino.
Título da publicação do anfitriãoEngagement de los alumnos en la escola
Subtítulo da publicação do anfitriãoperspectivas sociales y psicológicas
EditoresIsabel Martínez, Feliciano H. Veiga
Local da publicaçãoEspaña