Ana Isabel E. Cecílio, João B. Rodrigues, Levi Leonido F. Silva, Elsa M. G. Morgado

Resultado de pesquisarevisão de pares

25 Transferências (Pure)

O presente estudo teve como finalidade identificar métodos e estratégias que nos permitam, de forma eficaz, ensinar alunos surdos. Para tal procurou-se conhecer materiais e recursos, através da auscultação junto dos professores, das suas opiniões e sugestões, por meio de entrevista semiestruturada, bem como da observação de aulas, em diferentes ciclos de ensino, e análise de documentos oficiais considerados pertinentes para o estudo, nomeadamente planificações. Como complemento da investigação, reconheceram-se as necessidades de formação dos docentes inquiridos, na área da educação especial em que lecionam, a alunos surdos. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, tendo-se optado por estudar o caso particular de um agrupamento de referência na zona norte de Portugal. Da informação recolhida podemos concluir que a metodologia é centrada no ensino bilingue, recorrendo para igualmente a todas as formas de comunicação, entre elas a leitura labial, a expressão corporal e o alfabeto g estual. Por sua vez as estratégias utilizadas têm o seu foco em recursos visuais e bilingues, construídos pelos professores, sobretudo multimédia e interativos.
Título traduzido da contribuiçãoTechniques and strategies for pedagogical intervention aimed at children and young people with hearing problems and deafness
Páginas (de-até)65-74
Número de páginas10
RevistaCadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade
Volume15
Número de emissãose1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 27 set. 2022

• Métodos e estratégias de ensino
  • Inclusão
  • Educação especial
  • Ensino de surdos
  • Língua gestual

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Técnicas e estratégias de intervenção pedagógica direcionados a crianças e jovens com problemas de audição e surdez“. Em conjunto formam uma impressão digital única.