Técnicas e materiais de impressão em prótese total lecionados em pós-graduações ibéricas

Ana M. Amorim*, Tiago Simões, Ana M. Silva, Filipe M. Araújo, Cristina Figueiredo, André Correia

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivos: Identificar quais as tendências atuais nas impressões em prótese total convencional realizadas nas pós-graduações em Prostodontia na Península Ibérica e determinar quais as técnicas e materiais de impressão são mais utilizados. Métodos: Um questionário online foi enviado a todos os responsáveis de pós-graduações no âmbito da Prostodontia na Península Ibérica que incluíam nos seus programas curriculares o ensino e a reabilitação clínica com prótese total removível. O questionário foi constituído por 24 perguntas, divididas em duas partes: impressões preliminares e impressões definitivas. Resultados: Conseguiu-se um total de 17 respostas, correspondendo a 89,5% da população- -alvo. A maioria das pós-graduações portuguesas afirmaram utilizar, nas impressões preliminares, moldeiras metálicas standard para desdentados (83.3%), enquanto que em Espanha utilizavam moldeiras metálicas standard (72.7%). O material escolhido para as impressões preliminares foi o alginato. A técnica mais utilizada nas impressões definitivas em ambos os países é a técnica funcional. Todas as pós-graduações realizavam selamento periférico na moldeira individual, sendo a godiva o material escolhido. O material mais utilizado para a realização das impressões definitivas foi o polivinilsiloxano (46.7%). Metade das pós-graduações afirmaram ter especial consideração pelo tecido flácido. A maioria das pós-graduações não refere aconselhar os pacientes a não utilizar as suas próteses nas 24 horas anteriores à realização das impressões definitivas (82.4%). Conclusão: Em grande parte, as técnicas e materiais utilizados foram semelhantes entre Portugal e Espanha. A grande maioria das técnicas e materiais utilizados na Península Ibérica foram semelhantes ao encontrado em pós-graduações na área de Prostodontia nos Estados Unidos da América.
Título traduzido da contribuiçãoImpression techniques and materials for complete dentures lectured in iberian post-graduations
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)36-43
Número de páginas8
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume59
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan 2018

Keywords

  • Ensino médico-dentário graduado
  • Materiais de impressão dentários
  • Prótese dentária
  • Prótese total
  • Técnica de impressão dentária

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Técnicas e materiais de impressão em prótese total lecionados em pós-graduações ibéricas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação