Resumo
Este trabalho pretende apresentar e refletir acerca do modelo de Formação Pedagógica Avançada, que se iniciou numa universidade portuguesa no ano letivo 2010/2011, no sentido de facultar a todos os docentes interessados um contacto com as grandes questões da pedagogia, da didática e da avaliação pedagógica. Assim, são apresentados os objetivos do programa, os participantes (119 docentes de cinco diferentes unidades académicas), as competências a desenvolver, os conteúdos, as modalidades, as metodologias, os recursos, a duração e a forma de avaliação do programa. São também apresentados dados quantitativos e qualitativos relativos à avaliação do programa, assim como algumas recomendações, que a partir daí emergiram. Os dados disponíveis permitem identificar os pontos fortes do programa, nomeadamente na componente relacional (quer entre os docentes, quer entre os docentes e os formadores), na componente fortemente reflexiva e no estímulo ao aprofundamento das competências no futuro. Também permitem perceber onde se situam os principais desafios na melhoria do programa, nomeadamente no domínio da adequação do programa aos participantes, na aplicabilidade das aprendizagens e na forma de abordar os conteúdos da formação. Sumariamente, podemos afirmar que, em termos gerais, o grupo de professores, que participou desse programa de formação, viu neste uma oportunidade de desenvolvimento profissional, procurando a melhoria da ação docente.
Título traduzido da contribuição | Teacher training in undergraduate education: echoes of a model of teacher training in a portuguese university |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 107-122 |
Número de páginas | 16 |
Revista | La Salle |
Volume | 17 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2012 |
Keywords
- Formação de professores
- Ensino superior
- Desenvolvimento profissional de professores