Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Maria Deolinda Oliveira Silva, Célia Ribeiro, Anabela Carvalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

20 Transferências (Pure)

Resumo

Num momento em que questões como inclusão educativa, atitudes e práticas inclu‑ sivas têm tido evidência crescente, nomeadamente no ensino básico, é necessário atender à diversidade, como uma fonte enriquecedora do processo educativo, uma vez que a partir dela se pode idealizar a educação como uma via propícia para concretizar princípios de igualdade. Assim, importa perceber se os professores estão a conseguir uma efetiva flexibilização e diferenciação de práticas inclusivas nas escolas. Neste contexto, a presente investigação assenta na problemática: quais as atitudes e práticas dos professores dos 2º e 3º ciclos face à inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE) na sala de aula? Através de uma metodologia de investigação quantitativa, com a aplicação de um questionário a 105 docentes dos 2.º e 3.º ciclos de três Agrupamentos de Escolas do Concelho de Viseu, encontrámos dados que confirmam as atitudes e práticas dos professores favoráveis à inclusão de alunos com NEE. Constata‑se que são os professores do sexo masculino e os que têm uma formação complementar à de base, bem como aqueles que apresentam entre seis a dez anos de serviço e com o mesmo tempo de experiência com NEE os que regem, de forma mais frequente, as suas atitudes e práticas pelo conceito de educação inclusiva. Pode‑se concluir que as práticas existentes na escola se guiam por atitudes inclusivas havendo, contudo, ainda um caminho a percorrer para melhorar o que é proclamado para a educação inclusiva.
Título traduzido da contribuiçãoTeachers’ attitudes and practices toward the inclusion of students with special educational needs
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)53-73
Número de páginas21
RevistaRevista Portuguesa de Pedagogia
Volume47
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 mar. 2014

Keywords

  • Necessidades educativas especiais
  • Integração
  • Inclusão
  • Atitudes e práticas dos professores

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Atitudes e práticas dos professores face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação