Teachers' perceptions of the impact of stuttering on the daily life of their students who stutter

Título traduzido da contribuição: Perceções dos professores sobre o impacto da gaguez no quotidiano dos seus alunos que gaguejam

Mónica S. Rocha*, Joana R. Rato, J. Scott Yaruss

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

A gaguez é uma perturbação do neurodesenvolvimento que afeta a fluência normal do discurso. A forma como os outros percecionam a gaguez e como reagem à perturbação pode afetar a forma como as próprias crianças percecionam a sua gaguez. As crianças têm grande parte das suas experiências sociais na escola e para as crianças que gaguejam pode ser difícil lidar com a comunicação pelo que torna-se essencial perceber como é que os professores percecionam a gaguez. Neste estudo, recolhemos dados acerca das perceções dos professores acerca do impacto da gaguez nas crianças portuguesas, através de uma adaptação da versão Portuguesa do instrumento: Avaliação Global da Experiência da gaguez pela pessoa (OASES-S). Participaram no estudo 27 professores e os seus alunos que gaguejam (n= 27; média de idade =9.0 anos; DP= 1.8), que foram recrutados de diversas cidades em Portugal. No geral, os professores percecionaram o impacto da gaguez na vida dos seus alunos como: ligeiro-a-moderado. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas entre as perceções dos professores acerca do impacto da gaguez e a auto-perceção dos alunos. Contudo, não se verificou correlação entre as pontuações de impacto dos professores e dos alunos. Além disso, os professores não responderam a alguns dos itens do questionário, o que indica que os professores estão pouco familiarizados com alguns aspetos relacionados com as experiências das crianças e a gaguez, o que enfatiza a necessidade de uma melhor integração dos professores nos programas terapêuticos de forma a aumentar o apoio fornecido em contexto escolar às crianças que gaguejam.
Título traduzido da contribuiçãoPerceções dos professores sobre o impacto da gaguez no quotidiano dos seus alunos que gaguejam
Páginas (de-até)132-149
Número de páginas18
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Volume35
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 30 jun 2022

• Gaguez
  • Perceção dos professores
  • Crianças em idade escolar
  • Qualidade de vida

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Perceções dos professores sobre o impacto da gaguez no quotidiano dos seus alunos que gaguejam“. Em conjunto formam uma impressão digital única.