Joaquim Machado*, Paulo Gil

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

A generalização da escola comporta maior heterogeneidade da população estudantil e maior complexificação da sua gestão, exigindo flexibilização de estruturas e respostas organizacionais, pedagógicas e curriculares. Este artigo apresenta um projeto de reorganização escolar e de desenvolvimento do ensino que convida ao trabalho colaborativo na gestão pedagógica e curricular de turmas contíguas com um número significativo de professores comuns. Recenseia ainda as perceções dos gestores pedagógicos sobre distintas dimensões desse projeto e enfatiza a autonomia relativa por eles posta em ação.
Título traduzido da contribuiçãoTeaching co-ordination and teacher collaboration. Potentials and challenges of an organizational model
Páginas (de-até)32-56
Número de páginas25
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Número de emissão18
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

• Turma
  • Equipa educativa
  • Gestão escolar
  • Cooperação docente

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Coordenação pedagógica e colaboração docente. Potencialidades e desafios de um modelo organizativo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.