Resumo
O termo “teatro” tem vindo a perder alguma preponderância, optando muitas artistas e também a academia, por nomes como “artes performativas” ou “artes cénicas” ou “artes vivas” (live art ou art vivant). Esta busca de uma maior abrangência com a alteração de nomenclatura segue uma tendência com raízes antigas, mas que hoje se apresenta mais confiante. Aoteatrodo início do sec. XXcomo lugar da confluência de diferentes disciplinas e artes, responde a possibilidade de hoje encontrarmos nas salas de espetáculo objetos que, não só abraçaram essa pluralidade, como se distanciaram de uma essência que os irmanava.Usando vocabulário e pensamento extraído do campo da arte contemporânea, este ensaio procura descrições mais capazes deabarcar a pluralidade de certos espetáculos de teatro e artes performativas, partindo do princípio de que se, por um lado, as categorias são formas obsoletas e conservadoras para deles falar, também são elas que permitem o seu reconhecimento social.
Idioma original | Portuguese |
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Páginas (de-até) | 144-157 |
Número de páginas | 14 |
Revista | Rhinocervs |
Volume | 1 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 25 jul. 2022 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Teatro
- Estudos de teatro
- Arte contemporânea
- Medium